“Canto do chimarrão”. Para os proprietários deste apartamento, localizado na parte continental de Florianópolis, era imprescindível a criação desse ambiente no projeto de arquitetura de interiores, personalizado ao máximo pelos arquitetos Rafael Caramori e Silvana Margarin, da Calli Arquitetura. A materialização desse espaço atende ao desejo do casal de um local especial para leitura e para reunir-se com os filhos em uma roda de conversa tendo o chimarrão como “companhia”.
A personalização do projeto do apartamento vai além. “Os clientes contrataram o escritório na fase inicial da construção do edifício, projetado também por nós em coautoria. Assim, pudemos fazer diversas alterações na planta do apartamento no decorrer da obra para atender às necessidades e interesses do casal”, conta Silvana. Dentre as modificações estruturais realizadas em projeto esteve a ampliação da área da lavanderia a partir da eliminação do banho de serviço e a transformação do espaço de circulação em ambiente de home office.
Essa antecipação dos clientes no planejamento do projeto de arquitetura de interiores representou maior eficiência e agilidade na preparação do apartamento, de 188 metros quadrados. “Quando a construtora entregou o empreendimento, um ano depois, já estávamos com todo o projeto definido, obra civil finalizada, como revestimentos, gesso e pintura, além da marcenaria pronta para ser montada e mobiliário solto comprado”, detalha Rafael. No total, o projeto de arquitetura de interiores contemplou as áreas social e íntima, com três suítes.
Ambientação leve e contemporânea
O living, totalmente integrado, foi setorizado em espaço de home theater; sala de jantar, que inclui duas cristaleiras desenhadas pelos arquitetos; e o estar com chimarrão, localizado junto à entrada do apartamento, com confortáveis sofá e poltronas. O espaço pode ser totalmente integrado à sacada gourmet, com churrasqueira e ambiente de estar, para contemplação do privilegiado visual do mar e da ponte Hercílio Luz.
O ponto alto do living é o painel do home theater, criado por Silvana e Rafael, que integra estrutura em MDF, mármore e espelho argentato bronze. A cozinha, toda branca com detalhes em aço escovado em nichos e eletros, foi mantida compartimentada, a pedido dos clientes. Apesar de gostar de cozinhar, o casal preferiu o isolamento desse espaço.
Na área íntima, a personalização foi também enfatizada no projeto. Especialmente na suíte do filho adolescente, atleta de natação, que recebeu o perfil de um nadador no painel da bancada de estudos, prateleiras para os troféus e um móvel especial para as diversas medalhas conquistadas.
Com total liberdade para criar, os arquitetos apostaram em uma ambientação leve e contemporânea, com predominância de tons claros, mas com o toque “aconchegante” da madeira e do azul marinho eleito para o sofá, que se tornou um ponto focal no living. O mobiliário foi disposto de forma a permitir a permeabilidade visual diante do cenário natural do entorno. “A sensação, quando se está dentro do living e olha para a sacada gourmet, é a de estar em um grande navio, com o mar aos seus pés”, descreve Silvana.
Principais fornecedores:
Bontempo, Saccaro, Donaflor Mobília, Luzze Iluminação, Pedecril (mármores), Infinita Superfícies (Corian) e Studio Ambientes (sofá e poltronas).
Fotos: Rudi Razador | Calli Arquitetura