A família cresce, os interesses mudam e o projeto de arquitetura de interiores precisa acompanhar as novas necessidades e dinâmicas da vida familiar. É exatamente o que vem acontecendo no apartamento R&G, na cobertura do empreendimento Torres Del Paine, localizado no bairro Floresta, em São José, na Grande Florianópolis. Nos últimos três anos, já foram três alterações importantes.
“Projetamos o primeiro apartamento destes clientes quando eles se casaram, em 2012. Três anos depois, quando eles decidiram se mudar para este novo apartamento, nos chamaram novamente para adaptar o espaço às novas necessidades”, conta a arquiteta Silvana Margarin, sócia do escritório Calli Arquitetura ao lado do arquiteto Rafael Caramori. Com 200 metros quadrados de área interna, o apartamento deveria contemplar área social ampla, com living, espaço de jantar, espaço gourmet e área com duas adegas integradas, e cozinha adjacente, com opção de mantê-la integrada ou fechada. Além disso, o imóvel comporta escritório, lavanderia e três suítes, sendo uma do tipo master, com closet, uma para a filha do casal e outra para ser utilizada como brinquedoteca.
Na etapa de ambientação, foi preciso conciliar a preferência do marido pelo uso do preto como cor predominante, e a da esposa, que deseja tons beges, como era o antigo apartamento. “Para esse, ele ‘vetou’ o bege, queria tudo mais escuro. Em conjunto, decidimos por algumas peças pretas, como o sofá e a mesa, pelo uso de amadeirado de tom escuro na marcenaria projetada e, também, por nuances de cinza”, detalha Silvana.
Transformações
Em 2016, uma importante adaptação foi necessária: a segunda filha do casal estava a caminho e foi preciso refazer o projeto do quarto infantil para receber a nova moradora. Em 2019, a Calli Arquitetura voltou a ser acionada para planejar o projeto da área externa, de 128 metros quadrados. O espaço já contava com uma piscina, mas precisava ganhar “vida”. “Na primeira intervenção, havíamos criado apenas um pequeno estar nessa área, a pedido da cliente. Agora, ela desejava qualificar o local para maior uso da família”, explica Silvana.
Assim, o terraço recebeu espaço para relaxamento, com sofá, bancos e balanço, vegetação e mini horta e um pequeno playground, com acesso direto pela brinquedoteca. Nesta “área das meninas”, vasos com flores, como lavanda e azaleia, garantem cor e um aroma todo especial. “Esse tem sido o espaço preferido dos clientes, especialmente para curtir o por do sol, relaxar e contemplar o visual em família”, afirma a arquiteta.
Em 2020, um novo projeto está sendo elaborado para adaptação do apartamento à atual fase de vida das filhas. A brinquedoteca será transformada em suíte, para acomodar uma das meninas, e a suíte delas será “repaginada”, com substituição de mobiliário e decoração alinhada com as novas preferências delas.
Fotos: Mariana Boro | Acervo Calli Arquitetura